domingo, 6 de janeiro de 2013

DEUS - QUEM ELE É (Jeová Shalom)


Jeová Shalom 
O povo de Israel pecou contra Deus Eterno e por isso ele deixou que o povo de Midiã os dominasse durante sete anos. Os israelitas se escondiam dos midianitas em cavernas e em outros lugares seguros nas montanhas porque os midianitas eram mais fortes do que eles. Todas as vezes que os israelitas semeavam, os midianitas vinham com os amalequitas e os povos do deserto e os atacavam. Acampavam na terra e destruíam as suas colheitas até o sul, perto de Gaza. Não deixavam nada para os israelitas viverem – nem ao menos uma ovelha, uma vaca ou um jumento. Chegavam com o seu gado e as suas barracas e eram tão numerosos como gafanhotos. Eles e os seus camelos eram tantos, que nem dava para contar. Vinham para destruir a terra, e o povo de Israel não podia com eles. Então os israelitas pediram socorro a Deus Eterno.
Quando eles oraram ao Eterno por causa dos midianitas, ele mandou um profeta, que lhes disse: – Assim diz o Eterno, o Deus de Israel: “Eu tirei vocês da escravidão do Egito. Eu os livrei dos egípcios e dos que lutaram contra vocês aqui, nesta terra. Expulsei os seus inimigos e dei a vocês a terra deles. Eu disse que sou o Eterno, o Deus de vocês, e que vocês não deviam adorar os deuses dos amorreus, que viviam nesta terra. Mas vocês não quiseram me ouvir.”
Então o Anjo do Deus Eterno veio e sentou-se debaixo de um carvalho que havia perto do povoado de Ofra. Esse carvalho pertencia a Joás, que era da família de Abiezer. O seu filho, Gideão, estava malhando trigo no tanque de pisar uvas, escondido, para que os midianitas não o encontrassem.
Então o Anjo do Deus Eterno apareceu a ele e disse: – Você é corajoso, e o Eterno está com você!
Gideão respondeu: – Se o Eterno está com o nosso povo, por que está acontecendo tudo isso com a gente? Onde estão aquelas coisas maravilhosas que os nossos antepassados nos contaram que o Eterno costumava fazer quando nos trouxe do Egito? Ele nos abandonou e nos entregou aos midianitas.
Então o Deus Eterno ordenou a Gideão: – Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas. Sou eu quem está mandando que você vá.
Gideão respondeu: – Senhor, como posso libertar Israel? A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família.
Mas o Eterno disse: – Você pode fazer isso porque eu o ajudarei. Você esmagará todos os midianitas como se eles fossem um só homem.
Gideão respondeu: – Se tu estás contente comigo, então dá-me uma prova de que és tu mesmo que estás falando. E, por favor, não vás embora até que eu te traga uma oferta. – Eu ficarei aqui até você voltar! – disse Deus.
Então Gideão entrou, cozinhou um cabrito e fez pão sem fermento com mais ou menos dez quilos de farinha. Pôs a comida numa cesta e pôs o caldo numa panela. Levou tudo e entregou ao Anjo do Deus Eterno, que estava debaixo do carvalho. Então o Anjo ordenou: – Ponha a carne e o pão nesta pedra e derrame o caldo em cima. Gideão fez o que ele mandou. Em seguida o Anjo estendeu o bastão que tinha na mão e tocou com a sua ponta a carne e o pão. Então saiu fogo da pedra e queimou a carne e o pão. E o Anjo desapareceu. Aí Gideão compreendeu que era mesmo o Anjo do Deus Eterno que ele tinha visto. E disse, apavorado: – Meu Deus! Eu vi o Anjo do Deus Eterno face a face! Mas o Eterno respondeu: – Não fique com medo. Tudo está bem. Você não morrerá. Gideão construiu ali um altar para o Deus Eterno e o chamou de “O Deus Eterno é paz”. E até hoje esse altar está em Ofra, cidade que pertence às famílias de Abiezer. (Juízes 6:1-24)

Você, alguma vez, já se sentiu tão apavorada que não soube o que fazer? Quando não sabe para onde ir - vá para Deus. Gideão descobriu que Deus cuida dos medos.

Deus provê, cura e serve como nossa bandeira. O que mais? Gideão descobriu que Deus é paz! Os midianitas estavam perseguindo Israel, destruindo e saqueando as plantações. para "esconder os grãos dos midianitas", Gideão estava malhando o trigo em um lagar (6:11), e ninguém normalmente faz isso. O trigo era malhado no topo de um monte para que o vento carregasse a palha.

O anjo do SENHOR veio e sentou-se debaixo de uma carvalho (6:11). Depois de um pouco, o anjo disse: "– Você é corajoso, e o Eterno está com você!" (6:12). (Ele deve ter dito isso com um sorriso!) E, então, falou a Gideão que Deus iria usá-lo para salvar Israel dos midianitas.

Se você achava que Gideão estava com medo antes, devia ter visto como ficou depois! Deu todo tipo de desculpas pelas quais não deveria ser o escolhido para ser um herói poderoso. "A minha família é a mais pobre da tribo de Manassés, e eu sou a pessoa menos importante da minha família." - argumentou (6:15). Então, o anjo do SENHOR revelou seu poder fazendo subir fogo de uma pedra (6:21) e depois desapareceu! Percebendo que havia discutido com o próprio Deus, Gideão ficou com medo. Então, o Senhor lhe falou: "Não fique com medo. Tudo está bem. Você não morrerá." (6:23).

Medo do que os outros possam fazer contra nós, medo do que nós não podemos fazer pelos outros, ou medo do que Deus pode fazer conosco se não fizermos pelos outros - tudo pode ser controlado por Jeová Shalom, aquele que é a nossa paz.

(extraído da Bíblia de Estudo Diário da Mulher, página 299).

2 comentários:

João Marcus e Mabel disse...

Parabéns pelo Blog e pelas postagens. Continue firme! Deus seja contigo! Gostei demais!

Mariana Abrão disse...

Obrigada!! Que Deus me mantenha firme nesse propósito! E és sempre bem-vindo aqui! Que bom que gostou!